Artigos

Solstício de Verão e os Portais de Alinhamento para 2021

Imagem de Júpiter e Saturno divulgada pela NASA, no Novo México. A foto é uma combinação de exposições consecutivas de primeiro e segundo plano captadas no final de maio, na Bacia de San Juan. Foto de Marcin Zając.

Aqui no Hemisfério Sul, tivemos a entrada do Solstício de Verão em 21 de dezembro e, junto deste pico de energia solar, um alinhamento raro no céu entre Júpiter – conhecido como “O Pai Rico”, aquele que nos impulsiona na realização dos nossos sonhos, objetivos e propósito – e Saturno: “O Pai Severo”, aquele que vem nos trazer a hora da colheita, necessária perante tudo o que plantamos nesta e em outras vidas, que nos cobra o progresso e a evolução, muitas vezes representando resgates, mortes e renascimentos internos, assim como compromissos cármicos.

Do meu ponto de vista, mesmo ainda em meio a um cenário de pandemia, precisamos focar nosso olhar, nossas mentes e esforços no cultivo das sementes que plantamos e na realização dos projetos que temos pela frente, tendo como norte o propósito da alma. Se você já tem esse propósito claro, ótimo! É só continuar perseverando pelo caminho guiado pelo seu propósito, uma trilha que possui sempre um sol no horizonte e uma terra fértil para o plantio de novas sementes mesmo em meio às intempéries, aos obstáculos e desafios que certamente virão. 

Contudo, se você ainda não descobriu o propósito principal do seu ser, basta começar a olhar para os seus dons e talentos natos, em tudo aquilo que você é muito bom e sabe fazer bem. A partir deles, focar em quem você é, o que você gostaria de fazer com prazer e paixão e como você pode oferecer este talento nato à serviço de um grupo ou comunidade. Examine também qual o valor humano e o custo-benefício para todos os envolvidos, mantendo assim um equilíbrio entre o fluxo do dar e do receber – uma raiz primordial para que o sucesso seja consequência de um trabalho bem enraizado, começando por você mesmo. 

Mantenha, então, o norte da bússola interior alinhado ao centro da sua consciência. Isso significa colocar alma em tudo o que realizar com prazer e amor, alegria e compaixão. Significa colocar essência e significado profundos dentro do valor humano e financeiro do que você pretende realizar e oferecer, baseado em quem realmente é.

Mesmo em meio ao isolamento social que muitos de nós ainda vivenciamos, tenho percebido que o senso de grupo e comunidade, de união e partilha, do fluxo saudável entre o dar e o receber têm aumentado – em contrapartida, para os que resistem às mudanças e transformações internas, que ainda estão apegando-se à modelos obsoletos que precisam ser renovados, muitos estão em “pé de guerra”.

Para fazer jus ao significado destes alinhamentos planetários e a sua influência magnética em sintonia ao portal do Solstício de Verão em nossas vidas, lembremos que somos parte integrante do nosso sistema solar, células de um organismo vivo: o planeta Terra, onde os ciclos e alinhamentos maiores podem contribuir e auxiliar no desenvolvimento dos nossos ciclos e alinhamentos interiores. Sigamos refletindo sobre as suas influências e como podemos aproveitar o magnetismo desses fluxos para impulsionar o nosso progresso.

Contudo, não importa se estamos tendo a oportunidade de interagir com pessoas próximas, com familiares e amigos, com vizinhos, moradores de rua ou até mesmo com os nossos animais de estimação, este é um momento de união de forças, de esforços em direção a objetivos em comum. Há ofertas e demandas sociais, emocionais, físicas e espirituais e estamos no meio delas, fazemos parte delas. Então, como podemos contribuir e ao mesmo tempo receber algo do qual estejamos precisando?  

Com um olhar global, acredito que muitos desses objetivos fogem à compreensão apenas do mental porque há um impulso para caminhos e realizações que sempre se quis. Tenho visto muitas pessoas realizando sonhos antigos e objetivos planejados por anos justamente nesse momento – por exemplo, ter a possibilidade de realizar formações totalmente online e com valores acessíveis quando, no passado, isso só seria possível presencialmente e pagando-se caro. 

Mas, como isso é possível nesse cenário caótico? Sim, é possível porque em meio ao caos também habita a ordem. As árvores nos ensinam essa máxima quando observamos a geometria harmônica e a progressão geométrica perfeita dos seus galhos. Porém, ao olharmos de fora, nos parece um verdadeiro caos. Nesse contexto, nós escolhemos em qual faixa mental, emocional e espiritual vamos vibrar. Mais do que nunca, precisamos exercitar sermos a autoridade em nosso mundo, em nossas escolhas e decisões, usando a tecnologia a nosso favor sem nos tornarmos reféns de algoritmos que ditam o que é certo ou errado. 

Se estivermos atentos às oportunidades que se apresentam e às ofertas sendo recebidas de diferentes plataformas sociais, se estivermos observando os sinais que o universo nos traz todos os dias, se formos flexíveis, humildes e determinados para nos reinventarmos, se tivermos perseverança e ousadia para dar os próximos passos ou mesmo um salto de fé, com segurança, confiança e coragem nos deslocaremos para “o desconhecido”: o novo que já começa aqui e agora a partir do desapego de algo velho através da criação de uma ação prática no presente. 

Sigamos com os pés bem enraizados no chão, ponderando cada escolha à medida que nos fortalecemos interiormente, centrados na consciência e trabalhando diariamente na elevação das nossas intenções, pensamentos e sentimentos. Sigamos exercitando o nosso observador interno para perceber, trabalhar e aprender sobre tudo que está ainda “obscuro” dentro de nós e que precisa ser iluminado pela consciência. Sigamos confiando no nosso instinto e na nossa intuição. Eles são as ferramentas que mantém o norte da nossa bússola interior alinhado à consciência. Namaste! 

SOLSTÍCIO DE VERÃO E SIGNIFICADOS

Recordemos que o verão é a estação da expansão, do crescimento e do progresso rápido. É a estação que representa o máximo da força: o Tempo de Crescimento, quando a auto-expressão criativa chega ao clímax. É a hora do pico, quando a Terra é mais abundante e dá generosamente sua substância. É o tempo apropriado para experimentarmos o fluxo do dar e a gratidão que chega ao recebermos, trabalhando a generosidade e a benevolência.

Esta Fase de Crescimento traz pausa para celebrar a individualidade, receber conhecimento de nossa sabedoria interior, das nossas escolhas pessoais, e nos aproximar da Vida. Podemos dar um maior foco em nossos objetivos, consolidando nossos esforços, usando todas as nossas potencialidades. É também o tempo de reunir os frutos dos esforços passados e a experiência do lazer e do descanso. Os benefícios não são somente materiais, pois há muito para ser aprendido das lições e esforços do passado.

No Solstício de Verão, a energia vital fica exuberante como o Sol do meio dia, irradiando calor em todas as direções. A semente que virou planta na primavera solta agora seus botões, flores e frutos. Nós também desabrochamos e nos mostramos ao mundo através de celebrações e encontros sociais, falando, ouvindo, aproveitando o calor, sem pressa. Também temos um sol em nós, representado pelo espaço do coração, que irradia calor humano através dos sentimentos e produz energia.

Essa energia do Verão marca um momento de transformação, o momento culminante da luz do Sol, e também o início de seu declínio, queimando, liberando coisas velhas, criando vácuo para coisas novas. Inspira o estabelecimento de nossas metas, o crescimento de nossos projetos. Afasta influências antigas, nutre nossa criança interior, reavalia temas antigos, descarta o que não nos serve mais, harmoniza a vida familiar, nos prepara para mais um ano.

Segundo princípios do Xamanismo, o Verão é representado pela Direção Norte da Roda Medicinal: o lugar para retornar à inocência, adquirir fé, confiança e conectar com a sabedoria ancestral para seguir em frente. É o lugar onde nossa fé é testada e provada, onde podemos recuperar a maravilha de estarmos vivos e nutrir a nossa criança interior. É o Portal das Emoções e do Elemento Água. No pensamento nativo, assim como não podemos bloquear as águas de um rio, também não podemos bloquear as nossas emoções. Ou seja, precisamos deixar fluir.

A Direção Norte também possui as dádivas da energia vital, adaptabilidade, maturidade, diversão e humor. Ela nos convida a estudar relacionamentos. É a hora quando tudo em nosso mundo torna-se verdadeiramente possível, quando buscar por amor (começando pelo auto-amor) é definitivamente uma de nossas forças guias e onde somos capazes de dar e receber amor em muitos sentidos.

O poder da Direção Norte é misterioso, um poder de mudança e de crescimento. É a direção para explorar os relacionamentos e o mundo a sua volta, para explorar quem você é. Ela também é o local do coração, das emoções. É lá que chegamos quando necessitamos curar nosso coração, quando precisamos aprender ou reaprender a amar, quando precisamos trabalhar a raiz de emoções como ódio, medo, inveja, ciúmes e raiva. 

Assim, quando não estamos equilibrados emocionalmente, sofrendo por nossos sentimentos, duvidando da nossa capacidade de dar e receber amor, quando falta-nos fé no Criador e no Mundo a nossa volta, quando nos esquecemos de ser criança e não temos tempo para cuidar de nós e nos divertir, precisamos correr para esta Direção.

Podemos nos sintonizar com a Direção Norte colocando um copo com água em nosso altar ou cantinho sagrado, meditar e dormir posicionando a cabeça ou a cama voltada para o Norte. Ainda pode-se direcionar uma fonte de água natural com pedras, plantas e cristais em casa ou no trabalho. Como a água, é preciso voltar a fluir!

ALINHAMENTOS PLANETÁRIOS E INFLUÊNCIAS – By Greg Bogart

Durante esse período de incerteza, a sabedoria da astrologia pode nos ajudar a navegar nas mudanças e alcançar um centro interior calmo. Isso vem da compreensão da situação atual de trânsito que afeta todos nós e também das implicações e possibilidades de nossos trânsitos pessoais, além do que eles estão pedindo a cada um de nós para fazer aqui e agora.

Nesta apresentação, consideramos como podemos incorporar e focar o potencial de energia da conjunção Júpiter-Saturno deste mês em Aquarius, e outros trânsitos de 2021. A conjunção Saturno-Plutão representa circunstâncias difíceis duradouras e a imposição de controles restritos, como o distanciamento social, e está evocando nossa capacidade de responder com maturidade, equilíbrio e equanimidade. Júpiter em conjunção com Plutão em Capricórnio ao longo de 2020 significou o confronto de nossa nação com a violência, força excessiva na aplicação da lei e uma busca por justiça, e nos convida a nos tornarmos líderes fortes, capazes de assumir responsabilidades.

A entrada de Saturno em Aquário nos dará a oportunidade de tecer novas formas de consciência de grupo e de trabalhar pela evolução social progressiva. Esses trânsitos formam o pano de fundo para a poderosa conjunção Júpiter-Saturno deste mês, que define um tom e uma direção para os próximos 20 anos. Cada vez que uma conjunção Júpiter-Saturno se forma, temos a oportunidade de definir prioridades e fazer compromissos formativos para o avanço de nossos empreendimentos (…)

A conjunção Júpiter-Saturno e também a quadratura Saturno-Urano de 2021 (de fevereiro a dezembro) oferecem oportunidades para criar novas estruturas de consciência. Esse é um ponto-chave porque não queremos vivenciar passivamente os trânsitos como algo que simplesmente acontece conosco. Também representa as mudanças que acontecem dentro de nós.

Na minha opinião, nossa melhor alavanca para seguir em frente é nos concentrarmos onde quer que haja mais energia por trânsito, especialmente a posição atual de trânsito de Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio e a próxima conjunção em Aquário. É aqui que podemos fazer algo construtivo para avançar em nossas empresas e exibir maturidade em resposta às adversidades e desafios (…)

Mesmo antes de sua conjunção ser formada, com Saturno e Júpiter em Capricórnio, este é um momento para considerar seriamente as decisões práticas de que precisamos para garantir nossa segurança e sobrevivência. No mapa de Tara, uma jovem ativista, ambientalista e permaculturalista, por exemplo, vemos uma conjunção de Mercúrio-Netuno em Sagitário na 11ª casa.

Ela tem um idealismo tremendo com muitas visões do futuro, mas quando a consultei pela primeira vez na primavera passada, notei que o trânsito de Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio em sua primeira casa sugeria a necessidade de realizar algo prático para seu avanço profissional. Ela me disse que queria se concentrar em passar no exame para sua licença de acupuntura, o qual ela vinha adiando há dois anos desde que se formou em uma escola de medicina tradicional chinesa.

Foto por Andrea Piacquadio em Pexels.com

Ela percebeu que esta é a credencial que precisa para seu sustento material, para apoiar a sua atividade como ativista. Ela precisa completar a construção de sua personalidade e identidade profissional. Acabei de ouvir falar dela há uma semana disse-me que passou 8 meses deste ano estudando para o exame – Saturno e a energia de Plutão pode significar uma pressão intensa sobre algo. Ela escreveu para me dizer que acabou de passar no exame e agora é acupunturista licenciada, bem a tempo para a conjunção Júpiter-Saturno.

Portanto, vamos considerar a próxima conjunção Júpiter-Saturno. Antigamente, essas conjunções eram usadas para prever eventos significativos, especialmente aqueles que afetavam reis e reinos. No livro: Mundane Astrology, Charles Harvey escreve que esses dois planetas costumavam ser conhecidos como os Governantes de todas as Eras.

Seu ciclo pode ser considerado a base do desenvolvimento humano que marca a interação entre a percepção de ideias, potencialidades, possibilidades (Júpiter) e sua manifestação no mundo material concreto (Saturno). Reinhold Ebertin descreve este par planetário assim: “paciência, perseverança, indústria, consciência de um objetivo, busca tenaz de seus planos.” Alexander Ruperti chamou Júpiter e Saturno de planetas do “destino social”, preocupados com a atividade social construtiva, a formação de nosso senso de propósito e direção, e nossa busca por realizações tangíveis.

Trabalhando juntos, Júpiter e Saturno representam o impulso para ter sucesso e evoluir em nosso trabalho e outras atividades dentro da ordem social. A conjunção é o início de um processo formativo no qual formamos um novo senso de propósito ou direção que nos esforçaremos para concretizar nos próximos 20 anos.

Júpiter-Saturno como um par planetário representam uma atitude positiva e focada, e a capacidade de definir nossos objetivos, nossas ambições, nosso empreendimento. Na conjunção, assumimos o compromisso de alcançar alguma conquista tão desejada.

Com esforço constante aqui e ao longo do tempo, podemos esperar uma expansão gradual dentro dos reinos da vida tocados por essa conjunção, especialmente sua localização e aspectos da casa. Se a conjunção ativa planetas ou ângulos de nosso mapa natal poderosamente, podemos ver realizações específicas ocorrendo naquele momento. E as fases subsequentes principais do ciclo Júpiter-Saturno correspondem aos nossos esforços para realizar nossos objetivos e aspirações.

Por Luciane Strähuber – Educadora da Terapêutica Integrada, Consultora e Terapeuta Integrativa

Leituras que recomendo: 1. O Poder do Agora – Eckart Tolle | 2. Praticando o Poder do Agora – Eckart Tolle | 3. Um Novo Mundo: O Despertar de Uma Nova Consciência – Eckart Tolle | 4. O Poder da Resiliência – Princípios da Neurociência para desenvolver uma fonte de calma, força e felicidade em sua vida – Rick Hanson e Forrest Hanson (Ph.D) 

Fonte complementar: 1. Texto de Greg Bogart (PhD, MFT, Especialista em Terapia Familiar que utiliza a Astrologia em seu trabalho como Psicoterapeuta – Texto completo (em inglês) no site: http://www.astro.com | 2. “O Verão” – Texto de Léo Artese no site: http://xamanismo.com.br/

Deixe um comentário com amor!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.