Artigos, Constelação Familiar, Filmes e Vídeos: Constelação Familiar, Terapias Integrativas

Constelação Familiar e Direito Sistêmico: Justiça para todos

O Brasil foi o primeiro país a levar a Constelação Familiar Sistêmica para dentro dos tribunais e estabelecimentos de justiça. Desde 2006, vem sendo aplicada principalmente no que tange ao Direito de Família, mas também na área criminal, cível, bancária, empresarial, entre outras, como uma ferramenta de mediação de conflitos, resultando em soluções mais brandas e equilibradas entre as partes envolvidas.

Nesse artigo, procurei selecionar uma série de vídeos contendo palestras, entrevistas, reportagens, video-aulas e casos práticos de Constelação Familiar Sistêmica, abordando o assunto de forma introdutória, histórica, didática e prática, incluindo algumas dinâmicas dos diferentes e mais recorrentes temas trabalhados pelo judiciário.

Entre os principais temas, encontramos aqueles que mais são trabalhados pelo Direito Sistêmico por profissionais de justiça e advogados: heranças e partilha de bens; drogadição e menores infratores; divórcios e litígios; pensão alimentícia, alienação parental e guarda de filhos; casos de violência na família; relações conflituosas entre pais e filhos (família doente X família saudável); agentes penitenciários, crimes e um caminho para a reabilitação e a reinserção social, entre outras abordagens.

Mesmo cada caso sendo um caso, alguns padrões observados podem ser muito semelhantes em sistemas familiares diferentes. Por essa razão, pode ser que você se identifique com o que vai assistir, tendo sensações e sentimentos que devem ser observados e que poderão incitá-lo a dar o próximo passo para encontrar a resposta que busca por si mesmo ou através do auxílio de um profissional qualificado na área.

Os vídeos com os casos práticos de Constelação Familiar – também relacionados como exemplo – muitas vezes ajudam na compreensão do que ocorre dentro da própria família – e o que acontece geralmente está oculto à primeira vista, diferente do que acreditamos ser a chave para abrir aquela porta que esperamos. O que vemos ou o que achamos que pode ser a pedra no caminho geralmente é a ponta do iceberg.

Dedico essa pesquisa e conteúdo, portanto, aos profissionais que atuam nas áreas do Direito, mas principalmente à cada ser único que representa cada um de nós, a todos os que estão buscando uma clareza e compreensão relativo à sua própria situação familiar, ao seu propósito real dentro da sua jornada de autoconhecimento.

A busca pela compreensão por si já é um passo em direção à vida e à mudança – essa é a compreensão que vai além da racionalização da mente, é aquela “ficha que cai” antes mesmo de passar pelo mental, como um insight que advém da alma. Desejo a você boas reflexões, mergulhos e insights profundos na jornada para dentro das suas raízes! Namaste!

1. PALESTRAS, ENTREVISTAS E REPORTAGENS: DIREITO SISTÊMICO

Introdução à Constelação Familiar e o Direito (Sophie Hellinger)
Entrevista com Sophie Hellinger sobre o Direito Sistêmico no Brasil
Entrevista com Sophie Hellinger: O que significa uma Constelação Familiar com bons resultados e soluções? E como a Constelação pode ajudar dependentes químicos e seus familiares? Qual o futuro para os jovens desta Era?
Entrevista com o magistrado Sami Storch, desenvolvedor do Direito Sistêmico (Brasil) – aplicação da filosofia, postura e técnicas das Constelações Familiares, segundo Bert Hellinger, no campo do Direito como ferramenta de reconciliação e paz.
Entrevista com o Juiz Sami Storch, do canal: “Justiça do Trabalho na TV – TRT de Santa Catarina”
Reportagem: A Constelação como Técnica de Mediação no Judiciário
Palestra na OAB de Campinas (24/5/2019) para membros de diversas Comissões de Direito Sistêmico de OABs de São Paulo e Minas Gerais, Sami Storch toca em pontos fundamentais para a atividade dos advogados sistêmicos.

2. CASOS PRÁTICOS DE CONSTELAÇÃO NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

“Um filho violento: uma guerra interna como resultado da guerra entre pai e mãe. Qual a origem?”
Caso de pai e filha que moram juntos e estão distantes emocionalmente há 35 anos
Caso de abandono afetivo e Alienação Parental
Caso de menor infrator (roubo).
Entendendo como a conexão de uma pessoa que está sendo representada em uma Constelação afeta os representantes de si e sua família, mesmo sem terem qualquer conhecimento de sua história.
O Respaldo dos Ancestrais: caso de jovens com problemas mentais graves, internados e abandonados em instituições públicas desde bebês e com histórico familiar difícil.
“O Essencial não pode ser observado. Ele está escondido atrás do que é observado.” (…)
“O antídoto mais forte contra as drogas são os homens” (sobre a força que um adicto precisa trazer dos seus ancestrais homens para sair do vício)

3. VISÕES SOBRE HERANÇA FAMILIAR E PARTILHA DE BENS

“O histórico da energia do imóvel vai até aquela pessoa que vai conseguir ver o que ficou excluído (…) Importante alinhar-se com os falecidos, aqueles que são os verdadeiros donos.”

4. LEALDADES INVISÍVEIS E AUTO-SABOTAGEM

Por Luciane Strähuber – Consultora, Terapeuta Integrativa e Educadora da Terapêutica Integrada

Fontes de Canais do You Tube: 1. Virando a Página – Simone Arrojo | 2. Consciência Sistêmica – Fernando Freitas e Carla Queiroz | 3. Constelação Familiar Sistêmica – René Schubert | 4. Seminários de Bert Hellinger (México) | 5. OAB de São Paulo, OAB de Minas Gerais, OAB da Bahia – Samir Stoch | 6. OAB de Campinas (SP) – Escola do Legislativo de Uberlândia – Frederico Ciongoli | 7. Instituto Koziner – Mário Koziner | 8. Justiça do Trabalho na TV – TRT de Santa Catarina | 9. Repórter Justiça na TV (tvjustica.jus.br)| 10. Balanço Geral Itajaí (Presídio Feminino) | 11. Programa Fantástico – Rede Globo

Deixe um comentário com amor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.