Artigos, Pesquisa e Conteúdo Gratuito, Terapias Integrativas

Uso de Fitoterápicos e Plantas Medicinais: SUS disponibiliza cursos gratuitos e online

Para quem ainda não conhece, o SUS (Sistema Único de Saúde) junto ao Ministério da Saúde no Brasil e parceiros criaram uma plataforma de cursos online, cujos temas oferecidos complementam o trabalho de profissionais através das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O site chama-se AVASUS e a maioria dos cursos é aberto ao público.

O curso “Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde” é oferecido gratuitamente, como um módulo de extensão, introdutório e educacional. A capacitação prepara o aluno para o uso seguro e correto das plantas medicinais e fitoterápicos, fortalecendo ações e serviços das PICS na Rede de Atenção à Saúde.

O objetivo é orientar os agentes sobre a importância do uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos, disponibilizando informações básicas sobre o cultivo, assim como orientações sobre a preparação, a toxicologia e o uso de remédios caseiros. Procura também promover a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com essas práticas, consolidando uma rede colaborativa de aprendizagem.

Esse módulo tem como base as diretrizes da Política Nacional das PICS, em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente, com parcerias de Centros de Formação e plataformas virtuais de conhecimento. Embora tenha sido desenvolvido, inicialmente, para os Agentes Comunitários, o curso pode ser de utilidade para profissionais de saúde básica, que estejam atuando ou que gostariam de ter uma noção introdutória sobre o tema. Um dos focos do curso direciona-lo para aqueles que estão inseridos nas comunidades indígenas, por exemplo.

O curso possui carga horária de 60 horas na modalidade à distância, sem limite de vagas, e permanece disponível para acesso através de cadastro e inscrição dos interessados. A metodologia envolve história em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns para compartilhar experiências e reflexões. Para conhecer sobre os módulos que serão abordados e cadastrar-se, acesse aqui.

Já para os profissionais que possuem nível superior, há um outro curso sendo oferecido como módulo de extensão: “Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica – Módulo I”. Este é direcionado para os que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), utilizando plantas medicinais e fitoterápicos como forma de ampliar e qualificar o cuidado à saúde da população, mas da mesma forma é aberto ao público.

O conteúdo dialoga com o processo de trabalho dessas equipes, com questões relacionadas desde o histórico da Fitoterapia e aspectos botânicos das plantas medicinais, até a farmacologia, a prescrição, a legislação e a implementação de programas envolvendo a Fitoterapia. O módulo conta com recursos didáticos elaborados por pesquisadores e profissionais de todo o país, seguindo as mesmas diretrizes da Política Nacional das PICS no SUS e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

Como objetivo também procura sensibilizar profissionais de outras áreas da saúde, assim como outras categorias profissionais sobre o tema. Segundo o site, esta oferta pedagógica trata-se de módulo introdutório que contará ainda com um segundo módulo. Contudo, ressalta que a habilitação para a prática terapêutica de plantas medicinais e fitoterápicos no cuidado à saúde depende da formação prévia do participante, estando de acordo com as orientações e resoluções dos conselhos de classe de cada categoria profissional.

Ficam as dicas a todos os profissionais da área da saúde e outros que tiverem interesse. Meu objetivo na divulgação de cursos através de plataformas online gratuitas e pagas – desde que com valores acessíveis – principalmente na área da saúde onde também atuo, é fomentar, incentivar e colaborar na difusão do conhecimento. Uma forma de sermos agentes de mudança e colaboração! Boa leitura e bons estudos!

Luciane Strähuber – Educadora da Terapêutica Integrada

Fonte complementar: AVASUS – Cursos/ Fitoterápicos 

Deixe um comentário com amor!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.