Artigos, Saúde Ambiental e Feng Shui, Terapias Integrativas

Qual a relação entre a saúde ambiental do seu quarto e o sono?

Sabemos que mais de 50% da população sofre com problemas para dormir, principalmente insônia e cansaço matinal. O que muitos não sabem é que esse quadro pode ser derivado de maus hábitos e de radiações eletromagnéticas que alteram o ciclo da melatonina.

Com o advento da pandemia, esse número aumentou, incluindo outros fatores como o crescente número de pessoas em home office e a necessidade maior de disciplina para estabelecer horários mais definidos.

Tenho acompanhado e orientado muitos casos, cujo resultado é de sucesso quando ações simples nos permitem “desligar” o subconsciente e afastar ou equilibrar o campo eletromagnético de celulares, computadores e wi-fi do quarto de dormir. Quando essa não é uma opção para aqueles que residem em lugares menores, ainda existem alternativas.

Sono de Qualidade

Um sono de qualidade é um fator determinante para uma vida saudável, feliz, cheia de energia e vitalidade. Contudo, muitas pessoas sofrem com insônia crônica, afetando com maior incidência as mulheres e os idosos por fatores diversos, que vão desde morar próximo de uma avenida barulhenta, de uma central de energia elétrica ou de antenas de telecomunicação, até desequilíbrios hormonais, solidão, depressão, problemas psicológicos e excesso de estímulos antes de dormir.

Estamos num momento em que falar sobre esse tema pode não ser mais tão clichê: muitos estão precisando “religar-se” com hábitos saudáveis e mais analógicos – como ter um bom livro na cabeceira da cama – e desligar-se das tecnologias e seus excessos que causam dependência. Inúmeras pesquisas apontam que ler algumas páginas antes de dormir é uma forma de aliviar a tensão e ajudar a relaxar, já que tendemos a exercitar a imaginação. O ato da leitura também auxilia na melhoria das funções cognitivas e reduz os níveis de cortisol – hormônio liberado em resposta ao estresse.

O nosso bem-estar físico, emocional, mental e psicológico está, sobretudo, dependente de um sono reparador e de qualidade, numa média de oito horas diárias. O bom sono assemelha-se a colocar gasolina no carro, além de ser um equilibrador do humor e das emoções. Ele nos permite recuperar o corpo e a memória, estimulando a criatividade, aumentando e consolidando a capacidade de aprendizagem.

Consequências das Perturbações do Sono

Excesso de peso, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão, desequilíbrios hormonais e risco de câncer, Alzheimer e doenças de âmbito psíquico podem ser algumas das consequências de quem sofre de distúrbios relacionados ao sono. Uma noite mal dormida também vai afetar a cognição, a forma como vemos a vida e nos relacionamos com o ambiente onde vivemos.

Vários são os fatores que influenciam a qualidade do nosso sono, desde uma má alimentação, problemas de saúde físicos ou psicológicos, às preocupações do dia-a-dia. Entretanto, nos esquecemos do nosso quarto de dormir: um dos nossos maiores aliados!

Ele deve ser percebido, nutrido e compreendido como o “Templo Sagrado” de nossas casas, pois é o local onde regeneramos o nosso ser. Na realidade, passamos aproximadamente um terço da nossa vida no nosso quarto, especificamente na nossa cama, daí a importância de manter esse espaço o mais harmônico possível para uma saúde e bem-estar integral.

Enquanto dormimos, o nosso corpo executa funções de desintoxicação, regeneração e reparação de acordo com o nosso relógio biológico. Para que esse processo seja bem sucedido, o quarto deve apresentar algumas características essenciais para um sono regenerador e reparador:

  • Ser escuro – fator que possibilita a produção de melatonina.
  • Estar isento de campos eletromagnéticos nocivos.
  • Estar isento de radiações naturais na zona onde está a cama (uma análise da saúde geoambiental da sua casa pode detectar se você está dormindo em cima de veios nocivos).
  • Possuir um colchão de boa qualidade (de preferência sem molas).
  • Ter uma mobília saudável, com mínimo de agentes químicos e tintas que sejam tóxicas.
  • Efetuar uma correta ventilação do quarto durante o dia e pela manhã.

Dicas Preciosas para Dormir Bem

  • EVITE aparelhos eletroeletrônicos, TV, wi-fi e celulares ligados no quarto (se precisar de um despertador, deixe o celular em modo avião ou use um aparelho mais antigo só para isso).
  • DESLIGUE celulares e notificações de redes sociais – essa ação gera conforto e saúde para o seu subconsciente. É comum ver pessoas que acordam muitas vezes na madrugada, sobressaltadas, como se algo ficasse chamando-as. Após essa ação, a maioria dos meus clientes e pacientes voltaram a dormir bem novamente.
  • Se possível, o quarto deve estar ISENTO de qualquer tipo de radiação eletromagnética. Se você tem TV no quarto, tire da tomada e evite dormir com ela ligada ou ver filmes até tarde – isso é considerado um efeito estimulante para o cérebro que interfere no sono.
  • CRIE um ritual de “desligamento”, no mínimo 2 horas antes de dormir. Você vai estar dando um comando para o corpo desacelerar, além de estar criando um hábito saudável.
  • CRIE uma barreira física para o subconsciente: deixe aparelhos, notebook e celulares em outro cômodo da casa e desligados. Conheci pessoas que deixavam dentro do carro, para evitar usá-lo antes dos horários convencionais.
  • EVITE a exposição à Luz Azul – A luz azul à noite refere-se aquela capaz de alterar o nosso ritmo circadiano, fazendo com que o cérebro pense que ainda é dia. Esse tipo de luminosidade está presente em vários aparelhos eletroeletrônicos como celulares, tablets e leptops – por isso a importância do “livro físico” ao invés de um PDF, pelo menos antes de dormir. Já existem inúmeras soluções para reduzi-la, limitando a sua exposição à noite: protetores de tela, lentes oculares até app’s.
  • EVITE alimentos e bebidas estimulantes antes de dormir.
  • FAÇA USO de chás calmantes 30 minutos a 1 hora antes de dormir. Um chá de camomila por si já é uma grande solução após um dia cheio de compromissos. Um mix de ervas calmantes como melissa, passiflora (folhas do maracujá), erva doce, capim cidró ou capim-limão também são ótimos! Só cautela com o uso concomitante a medicamentos ansiolíticos, antialérgicos e anti-inflamatórios. Consulte um profissional habilitado para um tratamento mais eficaz. Ideal fazer uso desses chás em pequenas doses, sempre com intervalos ou conforme o seu caso. Por ser natural, não significa que não possa causar danos.
  • PREFIRA lençóis, roupas de cama e pijamas de algodão. Os tecidos sintéticos tendem a reter partículas elétricas e impedem o corpo de transpirar naturalmente. Nem sempre vamos conseguir isso com edredons e cobertores, mas já é um começo.
  • USE óleos essenciais 100% puros como o de Lavanda e de Laranja Doce. São calmantes naturais maravilhosos, além de harmonizadores do emocional. São indicados para pessoas que sofrem com distúrbios de ansiedade e estresse, insônia e agitação, além de sintomas da TPM e da Menopausa. Pingue 1 a 2 gotas do óleo essencial de lavanda no travesseiro, de forma espaçada e longe do rosto para não ficar enjoativo. Você pode usá-los também em spray nos lençóis, em escalda-pés, no ambiente, em loções e óleos corporais.
  • Meditações orientadas ou guiadas também podem auxiliar, desde que você opte por ouvi-las offline. Evite dormir com o celular ligado e os fones no ouvido.
  • PRATIQUE atividades físicas leves como Yoga, Tai Chi, Qi Gong. Alongamentos diários, meditação sempre que possível e uma ducha quente antes de dormir também ajudam a relaxar.
  • Feng Shui, saúde ambiental e harmonização de ambientes: existem técnicas e mudanças que podem auxiliar o seu quarto e a sua casa a “respirar melhor”, desde a inclusão de plantas específicas, fontes de água, cristais, sinos do vento, elementos decorativos e cromoterápicos, até o estudo da saúde ambiental do micro e do macro ambiente. Se você tem interesse em saber mais, entre em contato!

Desejo que todas essas dicas possam ajudar você a ter um sono melhor, mais regenerador, e um quarto mais harmônico para acordar com mais ânimo, energia e centramento! Um bom sono e um quarto harmonioso é um investimento para a vida. Namaste!

Por Luciane Strähuber – Consultora e Terapeuta Integrativa

Desejando receber um atendimento personalizado para melhorar o seu sono, a saúde ambiental da sua casa e a sua qualidade de vida? Entre em contato! Terei o prazer em atender você!

Deixe um comentário com amor!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.