Artigos, Comunicação Integrada, Terapias Integrativas

Práticas Integrativas em Saúde: Conheça Teleatendimentos Gratuitos na Pandemia

Enquanto a instabilidade do período de pandemia se estende em vários países, os projetos de teleatendimento e telemedicina aqui divulgados vem auxiliar todos os que buscam por um apoio à saúde física, mental e emocional neste momento, direcionados também àqueles que não podem pagar por um profissional especializado.

Seja para os idosos que se mantêm em isolamento, os cuidadores e os que buscam pelo autocuidado, seja para os profissionais de saúde que lidam diariamente com desafios e uma carga de estresse que o cenário atual exige, há sempre um caminho, uma saída que nos leva em direção ao equilíbrio interior.

Muitos falam em isolamento social, mas do meu ponto de vista, esta pode ser uma ponte que convida a nos unirmos de outras formas, fomentando a união de forças, de propósito e de habilidades, esforços coletivos que estamos vendo brotar de diferentes maneiras, através de grupos informais e iniciativas pessoais, bem como de grupos sociais e de instituições oficiais ligadas a diferentes áreas da saúde e do conhecimento.

Fazendo jus a esse movimento unificador, divulgo esse canais a todos os que buscam e precisam. A Wohali Terapias apóia essa causa! Juntos, Somos Sempre Mais Fortes! ❤

Para Idosos

No último dia 26 de março, a UFCSPA – Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre – em parceria à Irmandade Santa Casa de Misericórdia, anunciaram o lançamento do serviço de atendimento psicológico por telefone para idosos.

O projeto tem abertura na primeira semana de abril, cujo atendimento psicológico gratuito destina-se a idosos com sinais de ansiedade, depressão ou uso excessivo de álcool, podendo estender-se para outros casos. Caso você conheça algum idoso precisando de apoio, ajude também a divulgar. Já relativo à equipe envolvida na ação, fazem parte alunos de graduação e pós-graduação da UFCSPA, além de professores vinculados à Santa Casa de Porto Alegre.

Os indivíduos da terceira idade com dificuldades relacionadas ao isolamento poderão ligar para o número 0800.760.5151. O serviço funciona das 8h às 19h, todos os dias, inclusive finais de semana. O idoso será avaliado por alunos e pesquisadores da universidade e, em caso de necessidade, poderá participar, de forma voluntária e sem custos, de intervenções psicoterápicas semanais por telefone, com duração de 30 a 40 minutos. Ao final de quatro semanas, será verificada a efetividade do tratamento.

Para Profissionais de Saúde e População

A iniciativa de atendimentos online realizados por profissionais de saúde e das práticas integrativas é da Rede Virtual de Aprendizagem em Saúde Coletiva, projeto chamado de Revira Saúde Coletiva.

Os teleatendimentos são à distância e gratuitos, englobando desde suporte psicoterápico até Reiki à distância, Terapia floral, Homeopatia, Meditação, Constelação Familiar, Técnicas de Relaxamento, entre outros. O projeto também é integrante do programa “Proteger o trabalhador e a trabalhadora é proteger o Brasil”, do Conselho Nacional de Saúde.

Enquanto durar a pandemia, a Revira Saúde e o Cadastro de Facilitadores de Educação em Saúde Coletiva dedicam-se a criar uma rede descentralizada de profissionais da área para teleconsultoria, a fim de apoiar práticas de cuidado em saúde no Estado do Rio Grande do Sul, ampliando ações estratégicas de enfrentamento desta emergência em saúde pública.

Quem pode encontrar apoio?

  1. Pessoas que cuidam de outras pessoas em suas casas, cuidadores(as), leigos(as) e profissionais
  2. Profissionais de saúde, equipes de saúde e de assistência social
  3. Pessoas com dúvidas sobre autocuidado
  4. Mulheres em situação de violência
  5. População em geral, incluindo idosos e crianças

Quais os profissionais disponíveis?

  1. Assistentes sociais  
  2. Biomédicos(as)  
  3. Enfermeiros(as)  
  4. Farmacêuticos(as)  
  5. Fisioterapeutas  
  6. Fonoaudiólogos(as)  
  7. Médicos(as)  
  8. Médicos(as) Veterinários(as)  
  9. Nutricionistas  
  10. Profissionais de Educação física  
  11. Profissionais das Práticas Integrativas em Saúde  
  12. Psicólogos(as)  
  13. Terapeutas Ocupacionais  
  14. Técnicos(as) de Enfermagem  

Para filtrar o tipo de profissional que você necessita, atente para o Mapa de Profissionais do Site. Alguns podem atender em diferentes idiomas e as teleconsultorias são realizadas de forma Síncrona: você disponibiliza horários específicos para vídeoconferência e telefonemas, ou Assíncrona: você recebe perguntas e responde quando puder.

O projeto existe desde abril de 2020, fase inicial da pandemia de Covid-19, com a colaboração de instituições como a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Entre os problemas relatados pelos usuários que buscam o teleatendimento, destacam-se angústia, ansiedade, constipação intestinal, dor, insegurança, insônia, irritação, medo, preocupação com a demanda frequente nos serviços de saúde de pessoas com falta de ar ou resistência de parentes ao isolamento social. Ao acessar o site do #ReviraSaúde, o público escolhe o profissional da rede colaborativa dentre uma lista de mais de 70 terapeutas disponíveis no país.

Homeopatia – Telemedicina

Este é outro projeto que está operando desde 2020, onde médicos voluntários fazem consultas, avaliações do quadro clínico e indicação de medicamentos homeopáticos gratuitamente. A Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) mobilizou mais de 800 médicos voluntários em todo Brasil para assistência gratuita a pacientes nesses tempos difíceis de pandemia.

A iniciativa teve início em 15 de junho de 2020, obtendo excelente resposta dos cidadãos. Segundo a Associação, foram mais de 1500 atendimentos por telemedicina, sem cobrança de quaisquer honorários. Denominada de Campanha Homeopatia na Covid, envolve ainda cerca de 200 farmácias cadastradas.

Os atendimentos da Campanha acontecem a partir do portal http://www.homeopatianacovid.com.br/. Após o paciente responder breve questionário sobre sintomas (no site, busque por atendimento homeopático), o formulário é encaminhado ao grupo de médicos homeopatas voluntários. Um deles assume o caso e entra em contato para marcar a avaliação do quadro clínico.

De acordo com o presidente nacional da AMHB, Luiz Darcy Siqueira, a ideia é oferecer conforto e assistência de qualidade num momento em que as pessoas estão fragilizadas, desestabilizadas financeiramente e com menos opções de acesso à saúde, já que praticamente todo o sistema foca nos episódios mais graves e em salvar vidas. “Continuamos atendendo a quem nos procura, buscando o alívio ao sofrimento e a manutenção da esperança”, finaliza o Médico homeopata, psiquiatra e membro do corpo docente da Escola Homeopática de Curitiba – Dr. Javier Francis Mourão. Inicialmente planejada para seis meses, a campanha deve se estender.

Com esses caminhos alternativos e disponíveis gratuitamente, aproveite a oportunidade para informar-se e fortalecer-se, para trabalhar o autocuidado, a autoconfiança e o autoamor, ou ainda para auxiliar alguém que esteja precisando conversar, receber apoio terapêutico e uma orientação “de fora” do seu ambiente familiar de convívio ou de trabalho.

Evite guardar os seus problemas, pensamentos e emoções dentro de uma caixa fechada à sete chaves. Muitas vezes, precisamos reconhecer que a ajuda é necessária, de que não conseguimos sozinhos e que super-mulheres ou super-homens só existem nas histórias dos mitos contados. Namaste!

Luciane Strähuber – Educadora da Terapêutica Integrada, Consultora e Terapeuta Integrativa

Fontes: UFCSPA | Revira Saúde Coletiva | ObservaPICS | AMHB – Associação Médica Homeopática Brasileira

Deixe um comentário com amor!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.