Artigos

Incansabilidade: A Confiança na Alma, a Força do Agora

“A fantasia é a metade da doença, a tranquilidade é a metade do remédio, a paciência é o começo da cura.” (Ibn Sina – Avicena)

Nesse momento em que muitos de nós estamos em quarentena devido ao cenário planetário, compartilho aqui um texto profundo de significado, tanto para trazer reflexões quanto senso de oportunidade e aprendizado interior. Dedico a todos no caminho em busca do aperfeiçoamento de si, que se alegram em encontrar espaço vazios internos à medida que os velhos padrões são liberados para receber o novo.

Dedico a todos os que precisam de clareza para continuar, força para permanecer e coragem para persistir, seguindo com o foco na prática do agora, no estar presente no momento com pensamento positivo no porvir, e procurando manter vibrações elevadas em meio aos desafios.

Esse tipo de persistência e incansabilidade, em momentos desafiadores como este, exige mais do que muitas vezes achamos que conseguimos, contudo é nessa exata hora que podemos exercitar a entrega com prontidão, expressão muito usada por Eckart Tolle em seu Best Seller O Poder do Agora, incluindo outra linda obra do mesmo autor: O Despertar de uma Nova Consciência – livros para termos na cabeceira da cama.

Essa entrega significa confiarmos que a nossa alma sempre tem algo reservado para nós, além da mente. Ela é mais sábia que a mente, e essa mente pode ser uma ferramenta para servir essa alma, assim como o coração um portal para servir à nossa missão. Significa também confiarmos de que a entrega com prontidão não refere-se ao fato de estarmos inativos, mas sim realizando ações no recolhimento – ativando nosso observador interno e nossa consciência através do exercício do silêncio com ação, prontos para as mudanças que virão e os progressos que realizamos a cada passo.

Portanto, seja incansável na busca de si, dos seus objetivos e do desenvolvimento do seu propósito. Seja grato o quanto possível, vibrando o bem para todos os envolvidos no seu campo criacional. Enfrente os seus medos, aprenda a receber apoio, una forças e apóie aqueles que necessitam. Ilumine sendo, viva o que você ensina e cresça selvagem! Mesmo em meio a um momento limitador, somos livres para Ser! Namaste! ❤

Incansabilidade é nunca ficar desapontado; nunca permitir que nada tire a cor, a vivacidade, as variações, a beleza da vida. E, acima de tudo, incansabilidade significa nunca matar o amor. Sendo assim, ela tem pouco a ver com o corpo. No lugar onde tijolos erguidos podem simplesmente cair ou conseguir um lugar onde as pessoas choram, um sorriso pode construir uma nova fundação. Incansabilidade tem a ver com o espírito.

Incansabilidade é quando você permanece tranquilo numa posição mental específica e dá ao que quer que você esteja fazendo a força pura daquela tranquilidade – seja a luminosidade de um sorriso ou a calma da observação. Qualquer que seja a cor, você a acrescenta à cena, de forma articulada e sem manchas. É então mover-se daquela cor para a seguinte, sem hesitação, sem contornos borrados; mudando repentinamente de acordo com a necessidade. Incansabilidade requer confiança. Ela também requer tal amor pela vida que não há um recuo sequer em direção ao passado ou anseio pelo futuro. O agora é belo e é válido colocarmos energia nele. Tudo é importante.

Às vezes, o que auxilia a incansabilidade é nos recolhermos suavemente da cena visível e focalizarmos a cena mental. Não vale à pena concentrar-se numa cena sem cor ou profundidade, mas além dela, alguém está chamando, há um trabalho a ser feito em silêncio. Quando você aprende a ouvir necessidades à distância, não fica mais cansado com uma vida óbvia. Sua mente encontra sempre relevância…em algum lugar, silenciosamente.

A incansabilidade vem para aqueles com uma consciência do tempo, para aqueles que reconhecem o quão crítica a vida está, como cada momento oferece algo muito mais significativo do que aquilo que é aparente e como, também, há tanto sofrimento. Ele lhe impede completamente de “dormir”.

Desenvolver uma consciência da vida que ultrapasse nossos limites imediatos traz uma inquietação saudável, que usada de modo correto e inspirada com paz, é uma contribuição em direção à transformação – algo tão visível como tijolos de uma fundação, mas igualmente importante. Pois para essa incansabilidade que sente a importância das coisas não diretamente relacionadas a você – mas que são assuntos maiores – precisa haver poder.

Poder vem de alcançar altura, de ir além do imediato e, de cima, captar uma visão mais ampla da vida. E, então, permanecer nessa posição elevada: acima do agora, acima das barreiras, acima dos relacionamentos, acima dos sentidos, acima até mesmo do seu próprio corpo. Você deixou para trás a confusão e a estreiteza que o tornam cansado e alcançou ar puro. Ar puro é o primeiro remédio.

Trecho do livro Beleza interior: o livro das virtudes – Anthea Church

Por Luciane Strähuber – Educadora da Terapêutica Integrada

Deixe um comentário com amor!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.