Artigos, Saúde Ambiental e Feng Shui

12 Plantas purificadoras de ar para você ter na sua casa

No artigo sobre Poluição eletromagnética: dicas para manter sua geometria interior em ordem, relacionei brevemente algumas plantas que você pode ter em casa, no seu espaço de trabalho ou em qualquer outro ambiente interno para filtragem do ar. Elas são verdadeiras faxineiras de toxinas, além de maravilhosas alquimistas porque são capazes de absorver o dióxido de carbono – liberado enquanto dormimos – e produzir oxigênio, revitalizando assim o ar e o Chi vital nosso e da casa.

Sem dúvida, qualquer planta ajuda a melhorar a qualidade do ar. Mas, algumas possuem qualidades especiais, por isso são chamadas de plantas purificadoras de ar. Vale à pena conseguir uma variedade dessas plantas e colocá-las espalhadas pela casa ou no espaço de trabalho. Elas produzem oxigênio naturalmente, um poderoso eliminador de poluentes presentes no ar interno, seja pelos materiais da construção onde moramos, seja pela poluição eletromagnética, do ar, dos móveis que compõem a residência e/ou produtos que usamos na rotina.

O ideal é evitarmos consumir tudo o que for artificial demais e preferir, sempre que possível, materiais/ produtos naturais e ecológicos, sem componentes químicos/ tóxicos que penetram tanto pelo que ingerimos, pela pele, pelo que usamos no corpo e na casa, quanto pelo ar que respiramos. Contudo, como nem sempre conseguimos chegar à excelência desse processo, temos como aliadas as famosas plantas detox do ar.

O engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa e autor do livro “Plants: how they contribute to human health and well-being” [Plantas: como elas contribuem para a saúde humana e o bem estar], explica que durante as missões da base espacial Skylab, mais de 100 tipos de substâncias poluidoras foram encontradas dentro das naves espaciais. Constatado o fato, cientistas e pesquisadores da Nasa se mobilizaram para descobrir soluções que possibilitassem o controle do problema, antes mesmo que as missões fossem iniciadas.

Com isso, a U.S. Environmental Protection Agency (EPA – Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) vistoriou prédios públicos como escritórios, hospitais e creches, e neles identificou mais de 900 poluentes transportados pelo ar. O elemento prevalecente era o formaldeído (formol). Altamente tóxico, esse composto tido como cancerígeno é utilizado em vários materiais de construção e também em móveis, vidros, espelhos, roupas e até no papel higiênico.

Além de formol, as pesquisas revelaram a presença de benzeno, xileno e tricloroetileno (componentes de tintas, monitores, tapeçarias, fotocopiadoras e cigarros), bem como do clorofórmio (encontrado também na água potável), amoníaco, álcool e acetona (presentes em carpetes,  cosméticos e produtos de beleza), todos nocivos à saúde.

nasa-plantas-purificadoras

A pesquisa terminou numa bela surpresa: as plantas são poderosos filtros naturais contra a poluição. Pesquisadores identificaram várias plantas de fácil cultivo capazes de neutralizar a poluição interna. Entre aquelas com capacidade de purificar o ar, destacam-se: a hera-inglesa, a samambaia, a babosa, o lírio-do-campo e a dracena – conhecida também como pau d’água.

Para melhorar a qualidade do ar em casas e escritórios, o engenheiro Wolverton sugere a utilização do maior número possível de plantas que um ambiente permita. No mesmo livro, ele também diz que devemos ter pelo menos uma planta na nossa zona de respiração pessoal, como no escritório, na sala ou perto da cama. Essa medida ajuda a prevenir problemas de saúde tais como alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios.

Com base na minha experiência profissional e pessoal, as plantas mais fortes no que se refere a ambientes com excesso de poluição eletromagnética são: a Espada de São Jorge e a Jibóia, ideais para termos próximo de TV’s, computadores, celulares, tablets, em escritórios e ambientes de trabalho. Elas se adaptam muito bem, e melhor ainda quando junto delas colocamos um cristal de turmalina negra ou uma drusa de ametista – podem ser colocados dentro do vaso, em cima da terra, tendo o tamanho médio de uma bola de tênis. Dessa forma, potencializamos a sua atuação em dissipar as ondas eletromagnéticas nocivas à saúde e revitalizar o ar interior.

Seguindo o estudo da Nasa, as 12 plantas relacionadas abaixo são aquelas com maior capacidade de purificação o ar:

Ficam as dicas para melhorar a qualidade do ar que você respira, a sua energia e o Chi vital da sua casa! Namaste!

Luciane Strähuber – Consultora e Educadora da Terapêutica Integrada

Fonte complementar: NASA e Ecoeficientes 

Quer saber mais sobre dicas de harmonização para sua casa? Agende uma orientação através de uma Consultoria em Saúde Ambiental e Feng Shui. Conheça a Onoratas Consultoria Integrada e nossos Serviços Online.

Deixe um comentário com amor!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.