Artigos, Constelação Familiar, Filmes e Vídeos: Constelação Familiar, Terapias Integrativas

Constelação Familiar: 15 Vídeos para você entender essa dinâmica multidimensional

Para facilitar o entendimento de como o trabalho de Constelação Familiar Sistêmica funciona, incluindo dinâmicas em grupo e entrevistas com Sophie e Bert Hellinger sobre a chamada Nova Constelação, relaciono 15 vídeos sobre o tema.

O novo modelo de constelação familiar sistêmica envolve realizá-la em silêncio, sem muitas perguntas e sem falar sobre o problema do cliente, cujo movimento dos participantes e a dinâmica do grupo são baseados no sentir corpóreo, das emoções e dos pensamentos, um conjunto de percepções relacionados ao fato de que mesmo estando no presente, somos capazes de acessar informações sobre o passado ou sobre o futuro – um conceito da física quântica, onde um átomo é capaz de estar em mais de um lugar ou dimensão ao mesmo tempo.

Dentro desse contexto, também se aplica a teoria do campo morfogenético ou campo mórfico, cujos testes, estudos e experiências científicas exploram o fato de que estamos interconectados por um invisível campo eletromagnético coletivo. Da mesma forma, isso refere-se à memória coletiva de uma família ou espécie, na qual fazem parte cada membro e para a qual cada um contribui.

Rupert Sheldrake, cientista, doutor em biologia e pesquisador da teoria menciona que esse conceito teve início na década de 20, e chamou sua atenção quando da observação dos movimentos desenvolvidos por pássaros. Quando juntos, esses pássaros realizam movimentos chamados de “torvelinhos”, de forma que não colidem entre si, como se fosse uma dança ensaiada em grupo. Segundo o cientista, os campos morfogenéticos são estruturas invisíveis que se estendem no espaço-tempo e moldam a forma e o comportamento de todos os sistemas do mundo material – cristais, animais, plantas, seres humanos, entre outros.

Todo átomo, molécula, célula ou organismo que existe gera um campo organizador invisível, que afeta todas as unidades desse tipo. Assim, sempre que um membro de uma família ou espécie aprende um comportamento, e esse comportamento é repetido vezes suficiente, o tal campo – assim como um molde – é modificado. Esta modificação afeta a espécie por inteiro, mesmo que não hajam formas convencionais de contato entre seus membros. 

Isso explica porque macacos de um arquipélago específico, de repente, começaram a lavar as raízes do seu alimento, sem que houvesse comunicação entre as ilhas. E após um tempo, outros macacos de outras ilhas começaram a fazer o mesmo. Conforme diz a teoria, esse processo difere da telepatia, sendo chamada de ressonância morfogenética. Seria também uma explicação para os conhecimentos, dons e talentos que recebemos através de gerações por meio da memória celular do nosso corpo, portanto contida em nosso DNA, assim como padrões de comportamento e pensamento.

Nada disso é novidade atualmente. “Experimentos em psicologia mostram que é mais fácil aprender o que outras pessoas já aprenderam”, informa Sheldrake. Na constelação familiar, essa ressonância é aplicada da mesma maneira, como um processo não-intencional, sem julgamentos, podendo assim reunir grupos de qualquer tipo. A constelação familiar pode se tornar, portanto, uma bênção para todos os participantes. Nada ali ocorre por acaso, uma vez que todos estão interconectados por ressonância dentro de um mesmo sistema ou campo eletromagnético.

Em vários casos que presenciei e apoiei, mesmo que o participante não seja aquele que vai constelar um tema para si, só pelo fato de ter a experiência, de estar representando alguém de um sistema familiar diferente do seu, já configura um grande aprendizado. Algo terá se modificado no interior de ambos, do cliente e daquele que serviu como representante. Na maior parte dos casos, o representante também tem um aprendizado para si, uma clareza ou resposta para o seu momento de vida.

E como espécie humana, partilhamos de problemas em comum dentro de sistemas diferentes. É por essa razão que ouvimos com frequência: “o problema é o mesmo, só muda de endereço”. Isso é o que chamamos de padrão, observado em diferentes famílias com similitude, ao longo de diferentes gerações. Então, deixo aqui meu sincero desejo que esse conteúdo possa ajudar você no seu processo de transformação interior, na sua jornada de autoconhecimento e nas experiências da roda da vida! Somos estrelas de uma mesma constelação, integrantes de uma mesma família planetária. Namaste! ❤

Um exercício maravilhoso e simples para você avaliar como estão suas crenças e valores a respeito de dinheiro e prosperidade!

Por fim, recomendo também a dinâmica de constelação familiar apresentada pelo Canal Bandeirantes no Brasil. O conteúdo está protegido por direitos autorais, mas você consegue assisti-lo direto no site do Canal, através do link: https://videos.band.uol.com.br/superpoderosas/16546245/metodo-austriaco-de-terapia-ajuda-em-reconciliacao-familiar.html

RESSONÂNCIA MÓRFICA

Faço menção à história fascinante de Francine Cristophe – parte do documentário “Human”. Ela retrata um perfeito exemplo da atuação da ressonância mórfica em nossa vida, do quão fortemente estamos interconectados por fios invisíveis, emocionais, mentais e multidimensionais. Mesmo aquele que não fez parte de nossa família de sangue, mas que esteve presente em algum acontecimento marcante de nossa jornada, está interconectado conosco por um vínculo oculto, apresentado nas dinâmicas da constelação familiar sistêmica.

PARA REFLETIR – Por Sophie Hellinger

Nós somos tudo: nosso presente, o passado e já o futuro. Nossa memória corporal vai muito além do nosso corpo. Um famoso médico e amigo meu disse, há mais ou menos um mês: – O conhecimento mais recente no campo da ciência médica é o de que doenças crônicas e dores que aparecem repetidas vezes não podem ser curadas enquanto as vidas passadas não são levadas em conta. Isso é um progresso enorme dentro da medicina, que reconhece tal fato.

Muitas vezes, somos realmente impotentes. Às vezes, a cura pode acontecer ao incluir as vidas passadas. Aqui, no caso dela (uma cliente que há pouco tinha trabalhado com Sophie) nós vemos: o choque está na cara dela. O choque de uma outra pessoa. Depois de uma pequena intervenção dentro do campo eletromagnético dela, ela se sente bem de repente. Isso significa que carregamos a nossa história o tempo inteiro conosco. Nós mesmos somos capazes, através da nossa consciência, de sair para fora deste acontecimento passado…com a ajuda e o suporte de outra pessoa.

Quando nós abrimos o outro campo e ambos os campos se tocam, eles entram em confluência, em ressonância. Nestes campos pode acontecer então uma Constelação para o bem do cliente. Esta constelação se converte em uma benção para aqueles que existiram antes de nós. Estas pessoas não estão “em um lugar qualquer”. Talvez elas já tenham renascidos ou tenham vindo para uma nova vida com o mesmo problema. E nós ficamos mexendo e não encontramos uma solução. Porque neste plano cotidiano não há nenhuma solução! A solução está em uma outro plano.

Então. há uma benção para nós nesta vida atual e para os nossos filhos. Para todas as partes, para os companheiros e para as relações que se abrem novamente.  Então, se pode realizar, talvez, o nosso maior desejo: que sejamos amados assim como somos, e nós mesmos amarmos sem condições ou expectativas. Assim, cada ser humano é lindo e não preciso mais sentir pena de ninguém. Cada um tem o seu caminho e seu destino. Quem procura, acha.

A condição é que não queiramos mais nos “livrar” de algo. Ao invés de nos “livrarmos” de algo, nós o levamos para dentro. Integração ao invés de exclusão. Assim podemos nos tornar mães amorosas, sem demasiadas expectativas em relação aos nossos filhos. E os nossos homens não precisam tampouco terem nenhuma expectativa em relação a nós – nem nós em relação a eles. Nós doamos! Nós amamos! Nós fazemos o que podemos!”

Trecho do texto de Sophie Hellinger: Seminário no México (Agosto/ 2014)

Fonte: Hellinger Sciencia (Escola Hellinger) | Vídeos: Canal Constelação Familiar Sistêmica

Luciane Strähuber – Consultora, Terapeuta Integrativa e Educadora da Terapêutica Integrada

Deixe um comentário com amor!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.