“Quando os cinco sentidos e a mente estão parados e a própria razão descansa em silêncio, começa o caminho supremo. Esta firmeza calma dos sentidos chama-se YOGA” (Katha Upanishad). “Os asanas são uma prática devocional (…) Cada asana cria um determinado estado mental para conduzir o praticante a um contato mais profundo com o seu Eu Superior” (Swami Sivananda Radha)
A palavra Yoga provém da raiz sânscrita yuj, que significa “unir”, podendo também representar o sentido de “concentração” e “integração”. É um ensinamento prático e científico, incluindo um sistema de exercícios para harmonizar o corpo, as emoções e a mente que objetiva realizar a união do Espírito Humano com o Espírito Universal.
O yoga alia benefícios físicos e qualidade de vida por meio de práticas posturais e exercícios de respiração, que refletem o bom funcionamento de todo o organismo. Segundo a filosofia, os exercícios posturais (asanas) são métodos para integrar a alma, o mundo exterior e o universo. Trata-se de uma prática completa de desenvolvimento integral do ser humano: corpo, energia, emoções, pensamentos, intuição e espírito. Os principais ramos da ioga incluem a Hatha Yoga, Raja Yoga, Bhakti Yoga, Tantra Yoga, Jnána-Yoga, Karma Yoga e Tao-Yoga. Na atualidade, ainda vemos a difusão de outros métodos como Ashtanga Yoga, Aerial Yoga e Power Yoga.
Como uma prática milenar, o yoga foi adaptando-se aos costumes e às necessidades de cada época e cultura, propagando-se fortemente no Ocidente. Por isso, foram sendo criados diferentes métodos e muitas escolas, cuja inspiração remonta a ensinamentos de mais de cinco mil anos.
Os benefícios do yoga são consequências de toda uma transformação espiritual e do funcionamento adequado do corpo, dos órgãos e da mente, conquistados pelas posturas, movimentos, respirações e hábitos de vida saudáveis como: meditar e silenciar a mente, alimentar-se bem, beber bastante água e ter um sono regenerador. O yoga promove energia e, ao mesmo tempo, harmonia e relaxamento. Depois de uma prática com exercícios de respiração há maior disposição, força de vontade e determinação para executar as tarefas do dia a dia, tomar atitudes com mais clareza, concentração e foco.
A prática pode auxiliar a diminuir os níveis de colesterol, melhorar problemas respiratórios e controlar a pressão arterial. Fisicamente, o yoga fortalece os músculos e auxilia a torná-los ainda mais flexíveis. O corpo fica mais alongado e tonificado. Através das posturas de yoga, vários órgãos internos e glândulas endócrinas também são trabalhados, o que possibilita grande melhora da circulação sanguínea, da saúde e da resistência em geral.
Um dos profundos benefícios que a prática também pode proporcionar é a compreensão e o entendimento das nossas emoções, possibilitando assim um olhar mais claro e profundo sobre nosso emocional para que possamos realizar nossas transformações interiores ao longo da nossa jornada evolutiva. Por meio da concentração em cada movimento executado, o objetivo é atingir o auge da meditação: a plenitude e a serenidade de todas as áreas do corpo e da mente, e consequentemente, o equilíbrio emocional e espiritual.
Por que praticar Yoga?
- Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar, serenidade e paz interior.
- Proporciona equilíbrio emocional e mental, mais clareza e foco.
- Melhora problemas de insônia, ansiedade e depressão.
- Energiza e Estimula a circulação sanguínea.
- Diminui dores nas costas.
- Melhora a postura e o fortalecimento muscular.
- Fortalece o organismo, tendo a saúde integral como foco principal.
- Possibilita um novo ponto de vista de si e da vida, por meio da conexão com o Eu Superior, trazendo equilíbrio espiritual.
- Possibilita a transcendência e o despertar de consciência para o conhecimento interior.
- Ajuda a desenvolver Inteligência Emocional e Espiritual.
- Nos ensina a desenvolvermos a Flexibilidade em vários aspectos da vida.
- Desperta o sentimento de Integração com o Todo para que possamos compreender nosso Propósito de Vida.