Artigo atualizado em 20 de Julho/ 2018 – Por Luciane Strähuber
Sigo pesquisando desenhos animados alternativos, aqueles que não se encaixam na fórmula cliché norte-americana ou no padrão “roller coaster” que a indústria cinematográfica vem oferecendo: aquela “montanha russa” de cenas, falas e acontecimentos por segundo que, claro, toda criança adora, mas muitas vezes sem conteúdo inteligente. Mas, garimpando aqui e ali é possível encontrar animações muito legais, atentos que precisamos estar porque as crianças absorvem tudo através do subconsciente.
Seguindo a mesma linha de indicações do primeiro artigo escrito sobre o assunto: Desenhos Animados da Nova Era: ressignificando condicionamentos, relaciono uma lista de animações que estão disponíveis nas telinhas via Netflix ou outros canais de TV por assinatura. Na Internet, alguns estão disponíveis também via You Tube, cujos filmes estão completos e já dublados para assistir com a criançada.
O que chama nossa atenção aqui são as animações produzidas pela Pixar, hoje Disney, mais oxigenadas pela maturidade emocional nas histórias, sendo lúdicos sim – até podendo ter um pouco do padrão “montanha russa” – mas também com mais maturidade. Como não poderia faltar, nas listas a indicação também está para os principais filmes de diretores orientais, franceses e de outras culturas, ampliando o olhar para outros tipos de histórias, contos e lendas.
Com alegria, começamos a perceber um movimento de adequação e mudanças positivas acontecendo na área de atuação desses filmes, sendo cada vez maior a demanda de crianças e adultos solicitando um entretenimento inteligente, divertido, mas principalmente maduro. Torcemos para que o cinema brasileiro chegue, um dia, nessa condição, valorizando seus contos e lendas da mesma maneira. Ficam as dicas imperdíveis para quem quiser curtir! 😉
TROLLS (2016) – É uma irreverente comédia extravagante com músicas incríveis.
Diversão garantida! Uma das melhores animações de todos os tempos!
Divertida Mente (Inside Out – 2016) – O filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, indicado para pais, psicólogos e terapeutas.
A história fala de Riley, uma garota de 11 anos que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal. Desde seu nascimento, dentro do cérebro da pequena menina, convivem várias emoções diferentes como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. Animação virou livro ilustrado e é usada em escolas. Leia o artigo completo sobre o filme aqui!
KUBO e as Cordas Mágicas (KUBO and the Two Strings – 2016)
Lindo filme que usa a técnica stop-motion com maestria, na qual cada imagem é a fotografia de um modelo 3D, com cenas do making of ao final dos créditos. História com humor inteligente, profundidade emocional e uma jornada espiritual! Notas super altas de acordo com a crítica.
ZOOTOPIA: Essa cidade é o bicho – 2016
Uma lição sobre julgamento, com grande profundidade emocional e um maravilhoso e inteligente senso de humor! É de chorar de rir! Excelente! 😉
O PEQUENO PRÍNCIPE – 2015
Um clássico que atravessa gerações! Uma linda história sobre essência: “o essencial é invisível aos olhos!”
Big Fish & Begonia (2016)
De antigas lendas chinesas vem um belo conto de amor entre consciências que habitam dois mundos diferentes, mas unidas pelo destino. Há uma raça mística de seres que controlam a maré e a mudança das estações. Mas um desses seres, uma jovem garota chamada Chun, quer experimentar o mundo humano e não simplesmente observá-lo. Quando ela completar dezesseis anos, ela poderá se transformar em um golfinho para explorar o mundo humano. Linda trilha!
As Memórias de Marnie (When Marnie Was There) – 2014
Um bela e profunda história que se assemelha a um trabalho de Constelação Familiar. Lindo cenário, linda trilha sonora!
BIG HEROES 6: Os Novos Heróis
Uma história cativante pelo personagem Baymax, abordando valores morais, união, pensamento inovador e crescimento emocional.
Esta narrativa ainda está um pouco dentro do padrão “roller coaster”, mas se encontra nesta lista pelo apelo moral e a profundidade emocional.
O CONTO DA PRINCESA KAGUYA (The Tale of Princess Kaguya) – 2013
Uma história baseada em um conto japonês.
Trata da superação emocional, da quebra de padrões e tradições familiares para viver a própria essência e valores. Lindo cenário e trilha sonora!
UP: Altas Aventuras – 2009
Uma história extremamente humanista, que fala sobre amizade, os imprevistos da Vida e do quanto sempre existe tempo para realizarmos nossos sonhos. Lindo!
WALL-E – 2008
Uma história emocionante sobre amor e a busca da razão de viver! Emocionante!
Veja mais sugestões de Animações especiais aqui: Desenhos Animados da Nova Era: Ressignificando Condicionamentos
2 comentários em “Animações marcantes: entretenimento inteligente e profundidade emocional”