Artigos, Purificadores Alquímicos, Xamanismo: Sabedorias Ancestrais

Palo Santo: o poder medicinal e terapêutico da madeira sagrada

palo santo

Palo Santo significa ” madeira sagrada “. Esta árvore vive na região sul-americana do Peru, Equador, Bolívia e Mato Grosso, no Brasil, amplamente utilizado por antigas culturas pré-hispânicas, como Tiwanaku e Inca .

A origem do Palo Santo é muito antiga. Os Xamãs Incas usavam esta madeira em seus rituais religiosos e espirituais como uma ferramenta para trazer boa sorte, afastar qualquer sinal de negatividade e como um meio de conseguir uma melhor comunicação espiritual com os seus deuses. Era usado, diariamente, em suas atividades espirituais e orações, para trazer também prosperidade, melhorar o humor e a limpeza de espaços e ambientes.

Esta árvore é encontrada também no ritual dos casamentos indianos. O casal deve plantar uma muda dessa árvore, na ausência de testemunhas, vinculando seus destinos para que a união dure para sempre; é usado para como fogo sagrado nas cerimônias e rituais, protegendo assim o espaço no qual se vai trabalhar, harmonizando-se aos elementos da natureza.

Tem um aroma muito agradável e reconfortante, um cheiro surpreendentemente forte e doce quando queimado, por isso também é usado como incenso. É considerado uma árvore com qualidades medicinais. Seus múltiplos benefícios fazem com que a energia do ambiente seja purificada, isso devido a substâncias como o limoneno, ingrediente ativo presente em uma alta porcentagem em seu tronco, responsáveis ​​pela limpeza física e espiritual de ambientes, tornando-o mais pacífico, equilibrado e harmonioso. Sua fumaça tem a propriedade de limpar e purificar o ambiente contra espíritos de baixa vibração energética e outras energias negativas.

Entre as suas propriedades medicinais, seu óleo essencial ou as cinzas (colocadas frias sobre a pele) são usados para o tratamento de feridas, cortes e machucados externos. Sua casca, em decocção, pode ser usada para o tratamento de doenças do estômago; em fomento quente, para tratar dores musculares. As mulheres de algumas tribos utilizam sua infusão como um método contraceptivo.

Algumas gotas do óleo essencial de Palo Santo diluídas em óleo base vegetal, por exemplo, óleo de amêndoas, de uva ou de coco, pode ser usado para a preparação de um excelente óleo de massagem. Além de limpar energeticamente, assim como a fumaça da madeira, o óleo ajuda na circulação sanguínea e recarrega o nível energético. Diluído em álcool, se faz um ótimo purificador de ambientes.  Também pode ser utilizado o óleo puro para artrite, artrose, dores musculares e dor cervical: 3 vezes ao dia, algumas gotas no ponto de dor; massagear atá a pele absorver o óleo. Já para gripes, alergias, asma, enxaqueca, estresse, mal humor: colocar algumas gotas no peito, na altura do coração, no nariz e na cervical. Serve como um excelente antidepressivo.

Segundo seu processo de coleta, esta árvore deve morrer de uma forma natural, soltando suas lascas ao longo do tempo, permanecendo intocada por cerca de 7 a 8 anos. Após o processo natural de decomposição, a madeira é comprimida, segregando assim seu óleo com fins medicinais e aromáticos. Ao ser coletado das árvores em decomposição, usufruímos de todos os seus benefícios e contribuímos para a limpeza das florestas onde eles crescem, protegendo seu habitat de uma forma totalmente ecológica.

Luciane Strähuber – Educadora da Terapêutica Integrada

Conheça o Purificador de Ambientes Kaeté à base de Palo Santo:

Linha Xamânica – Lobo: O Mestre dos Caminhos

24 comentários em “Palo Santo: o poder medicinal e terapêutico da madeira sagrada”

  1. Olá… gostaria de saber, se as cinzas do palo santo pode ser usados no rapé, e se pode tbm fazer um chá com o palo santo!

    Grato!
    Hauuux!

    Curtir

    1. Boa Noite, Thiago!

      Tudo bem?
      Ainda não tenho informações do uso das cinzas para rapé e o palo santo para chá, mas estarei me informando e postando aqui como forma de esclarecimento para outros internautas.

      Do meu ponto de vista, pela madeira ser bastante resinosa, penso que é preciso cautela em caso de ingestão oral ou nasal.

      Até breve! Grande abraço! Ahow! 😉

      Curtir

  2. Olá boa tarde eu me chamo Rosa Inomata moro aqui em Manaus e como eu faço para adquirir esse palo santo pois estou precisando muito foi um amigo meu da Espanha que me falou soubre ele

    Curtir

    1. Olá, Rosa Maria!

      Tudo bem?
      Indicamos um ótimo fornecedor de Palo Santo, que trabalha com certificação e projetos de manejo sustentável, localizado em São Paulo e chamado Ayowa Aromas da Terra: http://www.ayowa.com.br/
      Você também pode buscar na sua cidade ou nas proximidades: em lojas de produtos naturais, lojas esotéricas e espaços holísticos.
      Fica a dica! Um grande abraço! 😉

      Curtir

  3. Eu ja conhecia o palo santo,é abundante no chaco paraguayo porem nunca soube da suas propiedades medicinais. Comprei uma cuia de chimarrao feita de palo santo en Cuidad del Este Py.a la vuelta de mi paseo,solta um aroma muito gostosa

    Curtir

    1. Olá, Heriberto!
      Que maravilha saber que se faz cuias de Palo Santo! Imagino a terapia que deve ser tomar um chimarrão nela! 😉
      Bom proveito! Gratos pela sua informação…
      Grande abraço!

      Curtir

  4. Adorei a reportagem pois uso palo santo como incenso em minha casa….e bom saber sobre suas propriedades medicinais.

    Curtir

    1. Boa Tarde, Gizeli!
      Tudo bem? Respondemos à sua solicitação por e-mail…Se vc reside em Porto Alegre/RS pode encontrar o óleo essencial de Palo Santo na loja Ponto Extra.
      Grande abraço e ótima semana! 😉

      Curtir

    1. Boa Noite, André!
      Tudo bem?
      Na prática da Aromatologia e Aromaterapia, não tenho conhecimento da ingestão via oral do óleo essencial de Palo Santo, apenas para uso tópico – externo – geralmente não utilizado diretamente sobre a pele, mas diluído em um óleo vegetal (girassol, oliva, linhaça).
      Tendo em vista suas propriedades químicas e medicinais, pode atuar também sobre alergias da pele. Entretanto, a cura da Psoríase, pela minha experiência com pacientes, só ocorre com outros tratamentos complementares, uma vez que, na maioria dos casos, possui fundo emocional.
      Nesse sentido, o óleo pode ajudar sendo um auxiliar, mas tratamentos aliados com homeopatia, florais e terapia direcionada ao caso, a fim de identificar identificar a causa, trará resultados mais rápidos para que os sintomas possam ser equilibrados.
      Você pode utilizar uma proporção de 22 gotas do óleo essencial para cada 100ml de óleo vegetal, para começar, aplicando nos locais onde a psoríase se manifesta 2 a 3 X dia, realizando este tratamento até que perceba melhoras.
      Almejo ter esclarecido suas dúvidas. Grande abraço! 😉

      Curtir

  5. Ola, muito boa noite! verifiquei que este post é muito legal e comprei o palo santo, mas tenho algumas dúvidas: ele é considerado uma droga? ele pode fazer mal? eu devo acender ele só e ficarei bem? desculpa as dúvidas, mas quero consultar alguém que entende bem deste assunto para me proteger.

    Curtir

    1. Olá, José Maria!
      Tudo bem?
      Então, o Palo Santo não é uma droga; não possui nenhuma substância alucinógena ou prejudicial à saúde em todos os níveis. Portanto, pode acendê-lo sem receios, pois muito pelo contrário, a madeira possui propriedades terapêuticas, anti-sépticas, anti-inflamatórias e purificadoras do mental e do ambiente.
      Sempre oriento que consagremos qualquer erva, resina, madeira ou substância que viemos a fazer uso, de forma a intencionarmos aquilo que estejamos necessitando, com amor e gratidão à Mãe Natureza e as consciências elementais/ dévicas que regem esses elementos sagrados, através dos quais somos agraciados para nos equilibrarmos e retornarmos ao nosso centro.
      Desta forma, entramos em sintonia profunda com a sabedoria ancestral e a cura que essas substâncias podem nos trazer.
      Fica a dica! Qualquer novo esclarecimento, fico à disposição!
      Grande abraço de Luz e Paz! 😉

      Curtir

    1. Olá, Bilian! Tudo bem? Por alguma razão aqui no site, nossa resposta não chegou até vc. Estamos encaminhando via e-mail o contato do nosso fornecedor para garantir a informação, ok?Grande abraço de Luz e ótima semana! 😉

      Curtir

  6. Olá Wohaliterapias!
    Onde eu posso encontrar essa planta? É possível plantá-la no vaso? Eu sou de Sp, capital.
    Abraço!

    Curtir

    1. Olá, Juliane! Tudo bem? Nosso fornecedor de Palo Santo é de São Paulo: AYOWA Aromas da Terra, Site: http://www.ayowa.com.br
      Vc pode entrar em contato por e-mail e questionar suas dúvidas também quanto ao plantio e onde conseguir uma muda, ok?
      Grande abraço e ótima semana! 😉

      Curtir

  7. Tirar árvores em decomposição da floresta não é ecológico, a matéria morta é o que recarrega os nutrientes solo. E, dizem muito por ai que há uma sobreexploração nada ecológica do Palo Santo, ficando o alerta para a utilização consciente.

    Curtir

    1. Olá, Alexandre! Tudo bem?
      Concordo com suas palavras. Além da exploração que pode tornar essa árvore mais uma candidata à extinção pela demanda de mercado, isso ocorre visando apenas o lucro, e muitos desconhecem que, se a madeira for usada desta forma, não terá o efeito energético e purificador, pois precisa ser consagrada, precisa haver uma boa intenção para que sua consciência elemental/ dévica trabalhe em sintonia conosco.
      Felizmente, ainda conheço pessoas que fazem o uso do Palo Santo como os ancestrais indígenas das Américas, de forma a retirar apenas a madeira que precisam, conforme o que a Mãe Natureza cede, em conexão ao Espírito ou Deva da árvore, mantendo assim o equilíbrio ecológico.
      Como vc mencionou, é necessário termos consciência, e acima de tudo, respeito! Procuro passar essa consciência sempre a todos os que me procuram, sejam em conversas informais, atendimentos, cursos e vivências, portanto, sempre serão bem vindas informações e conhecimento para gerar reflexão! Sigamos com este trabalho, pois só vislumbro a mudança de hábitos através do despertar de consciência! Grande abraço! 😉

      Curtir

Deixe um comentário com amor!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.